Como trabalhar com posts patrocinados
O marketing digital é uma estratégia muito ampla, que envolve uma série de ações assertivas, dependendo dos objetivos das marcas, como o uso de posts patrocinados. No entanto, grande parte dos planejamentos envolve a conversão de leads (potenciais clientes) para aumentar as chances de vendas.
Mas para conquistar o público é preciso, em primeiro lugar, atrair tráfego - e daí a estratégia de posts patrocinados aparece como uma solução extremamente vantajosa.
O que é post patrocinado?
Um post patrocinado nada mais é que uma mensagem, notícia ou texto publicado em um blog ou redes sociais, porém com investimento financeiro para impulsionar o alcance da publicação e, desse modo, alcançar um número maior de usuários.
A forma mais usual do post patrocinado é por meio de palavras-chave, que são os termos mais buscados no Google. Por exemplo, uma empresa de reciclagem pode comprar uma palavra-chave relacionada ao nicho de atuação e, assim, aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
Porém, há outras estratégias de posts patrocinados, incluindo a divulgação em redes sociais, por meio de anúncios (Facebook e Instagram Ads), propagandas em blogs (Google Ads), entre outras ações.
Sendo assim, os posts patrocinados podem ser exibidos em vários formatos, como um texto, notícia, imagem, vídeo ou qualquer outro conteúdo, divulgado no(a):
- Feed de notícias das redes sociais;
- Stories do Instagram;
- Mensagem instantânea do Messenger;
- Aba lateral de sites;
- Entre outros aplicativos.
Os valores pagos para cada post patrocinado irá variar conforme o direcionamento do conteúdo, levando em conta o alcance previsto, os dias de veiculação, o formato, a plataforma e a possibilidade de investimento das empresas.
Quais as principais vantagens dos posts patrocinados?
Se por um lado alguns estrategistas de marketing condenam os posts patrocinados, defendendo veementemente iniciativas de atração orgânica, é cada vez mais recorrente o uso de anúncios pagos, em especial para empresas que desejam resultados a curto prazo.
Inclusive, os posts patrocinados são muito democráticos, com possibilidade de uso para diversos segmentos de mercado, desde empresas de manutenção industrial, até mesmo para profissionais autônomos.
Mas quais são as principais vantagens dos posts patrocinados? Abaixo, separamos alguns dos pontos positivos de usar os anúncios. Confira!
Facilidade para escalar
É possível iniciar um post patrocinado com poucos recursos e aumentar o investimento gradativamente, conforme a avaliação dos resultados. Por esse motivo, muitas empresas utilizam a estratégia para verificar “o que dá certo” dentro do marketing e, desse modo, orientar ações mais assertivas.
Os posts patrocinados oferecem relatórios de campanha, além de direcionar os anúncios para um público-alvo específico. Assim, se o interesse é divulgar um serviço de dedetização, é possível segmentar o material de acordo com as preferências e comportamentos da audiência.
Resultados rápidos
Embora o tráfego orgânico contribua para melhorar o reconhecimento da empresa na internet e construir uma imagem da marca, a estratégia deve ser pensada a longo prazo, pois envolve a atualização de publicações, a elaboração de conteúdo com certa frequência, entre outras campanhas que não são feitas do dia para a noite.
No entanto, os posts patrocinados permitem a conquista de resultados rápidos, com apenas uma ação ou propaganda.
Por exemplo, se a intenção é oferecer uma promoção exclusiva em equipamentos de laboratório, um anúncio pago do Facebook ajuda a mostrar a oferta para um maior número de pessoas.
Alta segmentação do público
Mais do que a possibilidade de produzir campanhas assertivas, conforme a análise dos resultados, os posts patrocinados são capazes de direcionar o conteúdo exatamente para o cliente ideal, no momento certo.
Isso significa que uma propaganda sobre serviços de usinagem, por exemplo, irá aparecer para um público-alvo delimitado, com características que envolvem a faixa etária, a escolaridade, as preferências e comportamentos de compra, a localidade, entre outros.
Inclusive, há ferramentas dentro da própria plataforma, como o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que permite criar campanhas altamente segmentadas.
4 dicas para desenvolver posts patrocinados para sua empresa
Diante de todos os benefícios dos posts patrocinados, vários negócios resolveram incluir os anúncios pagos como parte de suas campanhas de marketing.
No entanto, é preciso ter um planejamento estratégico, já que não basta investir uma grande quantidade de dinheiro, se o conteúdo não é orientado para os resultados.
Ou seja, uma empresa de içamento pode montar uma campanha muito cara, mas se ela não for planejada, há chances de ROI (Retorno sobre Investimento) negativo.
Para te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas que podem auxiliar na criação de posts patrocinados para a sua empresa.
1 - Crie campanhas no Gerenciador de Anúncios
Um dos erros mais comuns cometidos por principiantes do marketing digital é patrocinar um post diretamente pelo botão “Impulsionar publicação”.
Embora seja uma alternativa mais fácil, principalmente para quem não tem conhecimento em ferramentas de engajamento, essa ação pode não oferece boas possibilidades de segmentação e direcionamento.
Por isso, a recomendação é criar um post pelo “Gerenciador de Anúncios”. Quando se cria uma campanha por essa ferramenta, é possível usufruir de várias funcionalidades, incluindo a delimitação do público-alvo e o teto de gastos para o anúncio.
Hoje em dia, o Gerenciador de Anúncios permite integrar campanhas no Facebook e Instagram.
Ou seja, se o interesse é veicular um post patrocinado sobre transporte e movimentação de cargas em ambas as redes sociais, é possível criar o conteúdo diretamente na plataforma, com um único investimento.
2 - Defina o objetivo da campanha
Antes de iniciar um post patrocinado, é necessário compreender qual o objetivo da campanha.
Muitas pessoas acreditam que os anúncios só servem para aumentar as vendas e, apesar de existirem publicações com essa finalidade, vale a pena construir uma estratégia que acompanhe toda a jornada de compra do consumidor.
O Gerenciador de Anúncio ajuda nessa tarefa. Com ele, é possível orientar a campanha conforme o funil de vendas, levando em conta os três principais estágios da compra: o reconhecimento, a consideração e a conversão.
No primeiro caso, os anúncios de reconhecimento têm o objetivo de mostrar a marca ao usuário. Quer dizer que a venda não é o principal objetivo, nem mesmo a quantidade de curtidas ou compartilhamento. O que importa é fazer a sua empresa ser vista.
A próxima etapa, a consideração, convida o usuário a realizar algo, como instalar um aplicativo, visitar o site, mandar uma mensagem para o seu negócio, compartilhar o conteúdo, etc.
Por fim, os anúncios de conversão visam a venda. Aqui é o momento em que as empresas de engenharia em SP, bem como demais negócios, podem se aproximar de seus clientes, oferecendo um contato direto com os vendedores.
3 - Escolha os canais adequados para divulgação
Como percebemos, os posts patrocinados podem ser veiculados em uma infinidade de canais, desde pesquisas no Google até redes sociais.
Contudo, não vale a pena investir em todas as plataformas; ao contrário, é preciso escolher as mídias adequadas para divulgação do seu conteúdo.
Uma forma de tomar essa decisão é verificando quais são os ambientes mais usados pelos seus seguidores.
Assim, ao perceber que o seu público usa mais o Facebook e que o anúncio na rede social trará mais resultados do que o Google Ads, por exemplo, uma alternativa é começar por aí.
Por isso, vale a pena dedicar um tempo para uma pesquisa de mercado ou para avaliar as plataformas mais populares entre os usuários.
4 - Faça a segmentação do público
Um dos grandes trunfos dos posts patrocinados é a capacidade de segmentação das campanhas. Aliás, esse potencial deve ser muito bem explorado, pois ele é o responsável pela conversão e pelas chances de vendas.
Por esse motivo, os estrategistas de marketing devem focar na criação de posts altamente direcionados, com conteúdos específicos para as pessoas certas.
Deixar de lado essa funcionalidade dos posts patrocinados é um dos principais erros e o que reverte em resultados negativos das campanhas.
Conclusão
Investir em posts patrocinados é um dos grandes dilemas das empresas. Afinal de contas, muitos conteudistas defendem com “unhas e dentes” a criação de campanhas orgânicas, já que o ROI é sempre positivo, além de ser uma forma de se consolidar no mercado digital.
No entanto, essa é uma visão que está sendo superada, ainda mais com as diversas vantagens dos anúncios pagos. Para as empresas que precisam de resultados a curto prazo, a estratégia é muito benéfica e pode ajudar no aumento de conversões e de vendas.
Por isso, vale a pena conhecer mais sobre os posts patrocinados e, desse modo, integrar a estratégia dentro do planejamento de marketing digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.