Como utilizar metas smart para o marketing
As metas smart são um conjunto de critérios que ajudam a definir objetivos, baseado em alguns fatores. Inclusive, estabelecer metas é muito importante, principalmente dentro de uma organização.
É dessa forma que direcionamos os esforços próprios e os esforços da equipe, em busca daquilo que se deseja alcançar. Ademais, elas ajudam a aumentar a produtividade dos funcionários, o que traz muitos benefícios para a empresa.
Só que é preciso cuidado ao estabelecer as metas, porque o objetivo é que elas estimulem o esforço e não que desanimem seus colaboradores. Daí a importância de entender o que são as metas SMART e como aplicá-las.
Elas funcionam como um atalho que aproxima os projetos daquilo que foi proposto para eles. Então, é possível aplicá-las de maneiras variadas, norteando melhor as decisões para o futuro.
As metas, em geral, são o caminho que você percorre até chegar ao objetivo final, sem elas, fica difícil saber o que é necessário fazer para chegar lá. E isso é algo que se aplica à vida pessoal e à profissional, e dentro das corporações.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que são metas SMART, como construí-las e daremos alguns exemplos. Confira.
Metas SMART: O que são?
As metas SMART se tratam de uma metodologia que ajuda a definir os critérios para atingir um objetivo. Cada letra da sigla é atribuída à uma palavra em inglês, dessa forma, o esquema fica o seguinte:
- Specific (específico);
- Measurable (mensurável);
- Attainable (atingível);
- Relevant (relevante);
- Time Based (temporal).
Quando uma empresa de serviços de consultoria contábil segue essas diretrizes, consegue definir suas metas de maneira inteligente e simples.
Na prática, devemos, primeiro, estabelecer um objetivo específico (specific), que é o resultado que se pretende alcançar, de maneira direta. Exemplo disso é uma loja que deseja aumentar suas vendas em 10%.
Observe que ela não deseja apenas “aumentar as vendas”, visto que isso seria algo muito subjetivo, mas, sim, aumentar as vendas em 10%.
Para definir uma meta específica, você deve saber o que espera alcançar com ela, sua importância, o responsável por ela e de que forma será alcançada.
Depois, é necessário definir uma meta mensurável (measurable), que possibilite que o progresso seja acompanhado, e assim identificar quando ela foi alcançada. Isso é importante porque o plano de ação só é válido se você puder acompanhá-lo.
Para definir uma meta mensurável, determine qual resultado é esperado, como pode ser mensurado e em quanto tempo deve ser alcançado.
Feito isso, é o momento de estabelecer uma meta atingível (attainable), ou seja, algo que realmente possa ser alcançado. Portanto, algo que esteja realmente ao alcance da sua empresa.
Exemplo disso é uma organização que deseja estar entre as 50 melhores empresas de factoring em SP. Trata-se de algo que ela pode conquistar, gerando satisfação e motivando ainda mais a sua equipe.
Para criar uma meta atingível, verifique se ela é viável do ponto de vista financeiro, se é necessário fazer investimentos, a opinião dos envolvidos a respeito dela e se algo semelhante já foi tentado antes.
Então, pode investir em uma meta relevante (relevant), sendo que ela é importante para motivar os colaboradores. É necessário dizer que esse aspecto é válido não só para o gestor, mas também para os funcionários. Ou seja, todos aqueles que estejam envolvidos.
Para definir essa meta, pense em como a empresa pode ser impactada por ela, se ela é relevante para todos os envolvidos, em que momento é preciso ir em busca dela e se alguma prioridade pode ser prejudicada nesse processo.
Por fim, é necessário criar uma meta temporal (time based), ou seja, algo que tenha um prazo para ser cumprido, evitando, assim, a procrastinação.
Infelizmente, é comum ter um objetivo e não ter data para realizá-lo, então, as pessoas acabam deixando tudo para o dia seguinte e vão empurrando com a barriga. No final das contas, não concretizam nada.
Contudo, lembre-se de estabelecer um prazo cabível, pois se ele estiver fora das possibilidades, vai gerar frustração e desânimo em todos.
Para estabelecer essa última meta, converse com os membros da equipe e veja qual a opinião de cada um e utilize um software para planejar e acompanhar o desenvolvimento das ações.
Agora que você já sabe o que são metas SMART e o que cada palavra significa, vamos dar algumas dicas para aplicá-la. Acompanhe!
Metas Smart: Como construir
Existem algumas dicas que, apesar de simples, ajudam uma companhia voltada a serviços de abertura de empresa ou qualquer outra a construir as metas do jeito certo, alcançando bons resultados.
A primeira é monitorar o desempenho de cada ação, ou seja, o gestor e sua equipe precisam acompanhar como cada meta traçada está se desenvolvendo.
Se o prazo estabelecido é de 6 meses, por exemplo, é preciso avaliar o resultado obtido ao final desse período. Crie uma periodicidade de acordo com as ações e avalie.
Durante esse processo, um profissional de coaching executivo pode querer mudar os planos, mas ele só vai conseguir, caso identifique rapidamente tudo aquilo que precisa ser alterado.
Outra dica é manter o timo todo envolvido, afinal, o sucesso de uma meta depende do empenho do time todo. Para que todos se comprometam, delegue responsabilidades a cada membro, de acordo com suas possibilidades.
O gestor também deve conscientizar os colaboradores de que a meta só será alcançada com a ajuda de todos.
É dessa forma que o engajamento dos funcionários de uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, melhora consideravelmente, bem como a satisfação deles, visto que o sucesso será compartilhado.
Por fim, apresente os resultados, aliás, faça isso sempre que uma meta for alcançada. Isso mostra o quanto a equipe se empenhou e superou as expectativas. Essa é uma forma, inclusive, de valorizar o trabalho e esforço de todos.
Metas SMART: exemplos na prática
Agora que você já sabe como aplicá-las, vamos mostrar alguns exemplos de metas SMART na prática. Veja:
Se um escritório de contabilidade em São Paulo deseja aumentar o tráfego de seu site em 10% no ano vigente, como meta específica ele deve definir o percentual esperado de crescimento, neste caso, 10%.
A meta mensurável diz respeito às métricas específicas para acompanhar a evolução do tráfego durante o ano que está em andamento.
A meta atingível, por sua vez, depende de algumas ações, mas é sempre algo realizável. A relevante é o aumento da visibilidade do escritório na internet, e a temporal determina que esse crescimento deve ser conquistado ainda no ano em questão.
Outro exemplo são duas empresas de prestação de serviços de contabilidade que planejam contratar 5 novos contadores cada uma em 6 meses.
Como meta específica elas estabelecem o total de contadores que pretendem contratar, neste caso, 5 cada uma.
Como meta mensurável, elas consideram o número atual de contadores, podendo mensurar o total de colaboradores incorporados no prazo, que neste caso são 6 meses.
A meta atingível vai depender dos cálculos das contratações, a relevante significa a possibilidade de atender um número maior de clientes e a temporal determina que tudo isso deva ser alcançado em 6 meses.
Outro exemplo seria as empresa de uniformes que desejam ampliar em 10% o número de clientes fixos no primeiro semestre de 2021.
Como meta específica está o percentual exato que se deseja ampliar, neste caso, 10%. A meta mensurável exige conhecimento acerca da carteira de clientes atual, para que seja possível mensurar a chegada dos novos até o final do semestre.
A meta atingível, por sua vez, exige um esforço compatível com a capacidade da companhia. A relevante diz respeito ao consequente aumento da receita e à maior estabilidade da organização em seu mercado de atuação.
Por fim, a meta temporal é o tempo em que tudo isso deve ser feito, neste caso, os 6 primeiros meses do ano.
Por fim, outro exemplo é uma empresa que deseja investir 10% a mais em marketing de conteúdo no ano.
Nesse caso, a meta específica é o aumento de 10%, enquanto a mensurável diz respeito ao controle do que é investido atualmente, para que a companhia consiga mensurar as mudanças.
A meta atingível se prende ao orçamento disponível para investir em marketing de conteúdo, para saber se o objetivo final é viável.
Quanto à meta relevante, esta é a expectativa de obter um retorno sobre os investimentos melhorados, e a meta temporal é o prazo para conseguir esses feitos até o final do ano em questão.
Conclusão
Estabelecer metas é uma necessidade para qualquer tipo de empresa, mas esse trabalho fica muito mais fácil usando a metodologia SMART.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ela, como aplicá-la e viu exemplos que, com certeza, vão ajudar o seu negócio a alcançar seus propósitos.
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