O Crescimento da internet

O meio digital vem se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, a ponto que fugir do uso da internet é algo quase que impossível, lembrando que até mesmo para marcar uma consulta no médico pode ser preciso agendar através de um aplicativo, por exemplo.

De um modo geral o público vem ficando cada vez mais confortável com as plataformas virtuais, com isso sendo uma das explicações por trás do crescimento desse tipo de cenário digital, trazendo novas oportunidades tanto ao público como as empresas em geral.

Ao menos é isso o que pode ocorrer caso uma companhia esteja preparada para lidar com todas as oportunidades que estão disponíveis desse meio virtual, a começar pelo reconhecimento do alto nível de possíveis clientes a se encontrar dentro de tal cenário.

Um exemplo nesse sentido está em como uma instituição voltada a serviço de segurança às empresas pode conquistar novos alunos ao se colocar disponível na redes, surgindo então como uma opção sempre que a frase “curso nr10 preço” seja buscada no setor virtual.

Essa situação descrita acima pode se repetir com os mais diversos tipos de empresas, tanto de pequeno como de grande porte, sendo importante então saber como trabalhar com as plataformas digitais, levando em conta os resultados benéficos que podem ser alcançados.

Esse tipo de pensamento é algo a ser compartilhado por qualquer gestor atualmente, pois mesmo uma empresa que não negocia na internet, algo mais comum quando falamos das atividades na indústria, segue sendo relevante trabalhar com um destaque nesse espaço.

E é a partir disso que produtos como centrífuga para laboratório podem alcançar um maior número de vendas, tudo como resultado em como o seu fornecedor busca se conectar com o público, usando da internet como uma importante plataforma de conexão.

Agora, se tudo isso é possível, é por causa da alta atenção que o meio digital vem recebendo nos últimos, a ponto de modificar não apenas o mercado, como também os mais diversos segmentos da sociedade, indo da medicina ao avanço das ciências como um todo.

É graças a tamanha avanço que atualmente podemos ver pessoas dos remoto cantos do planeta conseguindo se conectar à internet, usando até mesmo por computadores capazes de caber em seus bolsos, como é o caso dos celulares modernos de uma maneira geral.

Tudo isso é apenas um pequeno recorte do tamanho que o meio digital vem conquistando, sendo algo a ser acompanhado por todos que queiram de alguma maneira se destacar dentro de tal espaço.

Banner Remarketing 10

As origens da internet

Antes de falar do tamanho da internet hoje, é importante voltar no tempo, de forma a entender melhor sua origem, sendo algo que encontra laços até com o período de guerra, com a criação do computador estando ligado ao objetivo de quebrar códigos inimigos.

Com o fim do conflito a possibilidade de usar de diferentes equipamentos mecânicos na resolução de cálculos e outras atividades foi sendo direcionada a diferentes funções, tudo isso com o apoio de uma rede interna de informação, a chamada intranet.

Isso até 1969, quando foi lançado o primeiro protótipo de um sistema que permitia a conexão de diferentes computadores, todos através de uma mesma rede. Isso levou anos depois a criação da World Wide Web, o famoso WWW em 1993.

É a partir dessas etapas que atualmente um indivíduo pode pesquisar em seu computador por palestra liderança e gestão de pessoas e encontrar os mais diversos artigos, vídeos e conteúdos diferentes que possam estar relacionados ao tema em questão.

Inicialmente o acesso a internet era algo bastante dispendioso, com isso valendo tanto para a compra de um equipamento como para se garantir o sinal oferecido por poucas companhias na época. O barateamento da tecnologia foi o que permitiu sua expansão.

De acordo com os relatórios anuais da We Are Social é possível acompanhar o nível de penetração do sinal de internet nos principais países desenvolvidos, chegando a número cada vez mais impressionantes, tais como:

  • Estados Unidos - 91,8%
  • China - 73,7% 
  • Japão - 82,9% 
  • Alemanha - 93,1%.

É graças a esse tamanho nível de acesso que muitas empresas vêm adotando uma estratégia mundial de vendas na internet, reconhecendo assim com que uma oferta de cone pirulito nas redes pode chegar ao alcance de clientes ao redor de todo o globo.

E da mesma forma em que a internet vem crescendo exponencialmente nos países desenvolvidos, o mesmo é válido para mercado em estado de crescimento, sendo esse o caso do Brasil, um dos grandes destaque em relação a presença de público nas redes.

O crescimento da internet no Brasil

O acesso ao meio digital vem crescendo no mundo inteiro e o Brasil não fica fora disso. Para compreender isso basta olhar ao lado e ver como a nossa realidade cada vez mais está moldada ao digital, tanto em relação a compra, comunicação e outros serviços.

Como prova disso basta olhar para os dados apresentados pela Anatel, informando um crescimento em quase 50% em relação ao uso da internet no Brasil, por meio de uma comparação entre 2020 e 2019, apontando também para os efeitos da pandemia.

Com o país isolado, recorrer ao digital foi a única solução para muitos, seja para estudar ou até para que um distribuidor de epis pudesse manter suas atividades, com a equipe da empresa atuando agora de forma remota, diretamente de sua casa.

Se engana quem acha que tal crescimento se resumiu ao período pandêmico, já que os dados trazidos pela Digital 2023, um relatório feito em parceria entre a We Are Social e Meltwater apontou um crescimento de usuários de 70% em 2019 para 84,3% em 2023.

A proporção anterior acompanha o valor médio de 181,3 milhões de usuários, aumentando também as possibilidades de mercado de quem trabalha com o cenário virtual, indo de um fornecedor de produtos de informática a quem atua na gestão de uma loja online.

E quando falamos sobre o crescimento do número de usuários na internet, tanto no Brasil, como no mundo, é importante destacar a ação de novas tecnologias que possuem uma interferência direta em relação a tal aumento de performance do meio virtual em geral.

Edho Pratama Yeb9jdmhm6m Unsplash

Tecnologias que crescem com o digital

O avanço tecnológica está diretamente associado a diversas mudanças a serem vistas na sociedade, com o mesmo acontecendo em relação à internet, existindo aplicações específicas que ajudam no crescimento de tal conexão, entre elas:

5G

A terceira e quarta geração do sinal de internet móvel são responsáveis por grande parte do aumento de usuários no mundo inteiro, tornando o universo virtual muito mais acessível ao público, bastando ter um celular e um plano de internet para se conectar a tal mundo.

O 5G promete revolucionar ainda mais essa conexão, permitindo a um usuário não só pesquisar por limpeza industrial em qualquer aparelho ao seu redor, como até mesmo finalizar um contrato, tendo a segurança de um sinal estável e veloz a ser usado.

E-commerce

O comércio digital não se trata exatamente de uma tecnologia, mas é algo que cresce como consequência do aumento do acesso à internet, fortalecendo ainda mais a relação do público com o virtual, atraindo então um índice maior de usuários ao meio digital.

Esse cenário cresceu ainda mais durante o período da pandemia, levando à uma maior confiança do público em relação às transações digitais, permitindo até a realização de compras em países estrangeiros, com tais lojas contando com uma assessoria aduaneira.

Novas plataformas

As novas plataformas a surgirem no meio digital, com um destaque específico às redes sociais, é algo que também interfere no crescimento de usuários na internet, levando a necessidade do público de querer se integrar à sociedade que cresce nas redes.

O que não faltam são opções nesse sentido, indo desde as plataformas de marketplace, voltadas às atividades comerciais a serem feitas na internet, como também plataformas diferenciadas de conteúdos, como vídeos, conteúdos curtos ou até profissionais.

Banner Remarketing 11

Mobile

A chegada do 5G aponta para diversas mudanças no meio digital, mas para que isso seja possível é necessário contar com aparelhos que permitam tal conexão, destacando assim a utilização de dispositivos que possam se conectar ao universo virtual como um todo.

O meio mobile é algo a ser considerado então por todos os que possuem plataformas na internet, otimizando seus sites para acesso mobile, de modo a garantir a melhor experiência possível aos usuários, considerando a forma mais popular de conexão às redes atualmente.

É por coisas assim que o meio virtual vem ganhando um número cada vez maior de indivíduos, cabendo a todos saberem como se adaptar a isso, com tal realidade valendo para o mercado, para órgãos do governo e tudo mais a se tornar acessível pelas redes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.