O poder do tráfego pago para sua empresa

Uma das principais técnicas do marketing digital é o tráfego pago, que pode ser muito útil para impulsionar o acesso à sua plataforma online, seja um site, blog, e-commerce ou até mesmo redes sociais.

Ao promover anúncios em várias ferramentas virtuais, é provável atrair mais indivíduos que possam ter interesse pelo seu conteúdo, produto ou serviço.

Neste texto, vamos ver o tráfego pago, mostrando como funciona e como pode utilizá-lo para promover a sua marca na internet.

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O que é tráfego pago?

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo gerar cliques e atrair visitantes para uma plataforma, seja um site, blog, loja virtual ou marketplace. 

Todos podem anunciar na internet. Seja uma empresa de recarga de extintores de incêndio preço ou até mesmo uma loja de roupas.

A ideia é aumentar os leads e as conversões, mas o que o diferencia do tráfego orgânico é que exige um investimento para promover o aumento de tráfego.

Para isso, são criados anúncios publicitários na internet que levam os visitantes diretamente para a plataforma, gerando maior visibilidade e alcance em um curto espaço de tempo. 

A logística é simples: o visitante é atraído por meio do anúncio, clicando nele e chegando à sua plataforma. O objetivo é aumentar o número de cliques e visitas, fazendo com que mais pessoas conheçam e se interessem pelo seu conteúdo ou produto.

Como funciona o tráfego pago?

Para uma estratégia de marketing digital eficaz, é fundamental conhecer bem o seu público-alvo e saber onde encontrá-los. Afinal, o público que tem interesse em computadores, nem sempre vai querer saber sobre grupo geradores cummins.

Além disso, é importante que a sua marca tenha uma persona adequada e um tom de voz que se conecte com o seu público.

A segmentação da campanha direcionada para o seu público-alvo deve levar em consideração características como idade, sexo, região e interesses. 

É essencial escolher o formato do anúncio que mais se adeque ao seu público, seja em formato de vídeo, texto, imagem ou por meio do marketing de conteúdo.

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para tornar o seu conteúdo mais atrativo e gerar mais visitas e leads para a sua plataforma. 

Uma estratégia de marketing bem elaborada, aliada à geração de conteúdo de qualidade, é o caminho para conquistar mais pessoas e alcançar o sucesso em seu negócio online.

Edho Pratama Yeb9jdmhm6m Unsplash

Quais os benefícios de investir em tráfego pago?

O tráfego pago permite que empresas de diferentes portes alcancem um número maior de pessoas e tenham uma chance mais efetiva de conversão.

Seja você um dono de uma loja de vinhos ou comande uma fábrica de iluminação para galpão industrial, esses são os benefícios de investir no tráfego pago:

  1. Atingir novos públicos

Com investimento, é possível identificar e ter a primeira experiência de compra ou contato com pessoas que ainda não tiveram contato com a marca ou produto.

Além disso, o tráfego pago amplia a segmentação no mercado, permitindo que qualquer tipo de negócio tenha acesso a diversas segmentações e impulsione o que mais se encaixa com 

a proposta da empresa.

  1. Análise de métricas 

As plataformas de anúncios disponibilizam métricas da campanha, permitindo que o empreendedor monitore de perto o desempenho e as melhorias de cada campanha. 

Com o retorno rápido das campanhas patrocinadas, mais pessoas são atingidas e é possível esperar um maior retorno. Além disso, dá para medir o investimento gasto e o volume de pessoas que alcançaram o objetivo selecionado pelo anunciante.

  1. Remarketing

O Remarketing é uma ferramenta criada pelo Google Adwords que permite a divulgação de anúncios para pessoas que já tiveram algum tipo de contato com o negócio. 

As campanhas podem ser veiculadas em diversas plataformas digitais, o que facilita a visão mais ampla do público e aumenta a chance de compra.

  1. Segmentação precisa

De maneira geral, as ferramentas de tráfego pago apresentam uma excelente capacidade de segmentação. As opções mais comuns incluem a divisão por palavras-chave, interesses, dados demográficos, profissão, canais de mídia, públicos personalizados e semelhantes.

  1. Investimento inicial acessível

Para começar no tráfego pago, não é necessário um grande investimento. Na verdade, pelo contrário: é possível iniciar com um valor bem baixo. 

O empreendedor pode mostrar o orçamento que queira aplicar, seja ele um preço diário, mensal e/ou vitalício (no período que a campanha durar).

Controle de orçamento de tráfego pago

O marketing digital tem no tráfego pago um de seus principais pilares. Quem nunca se deparou com um anúncio patrocinado no Instagram sobre um produto que adorou? Porém, ele não é o único elemento do orçamento de marketing.

Assim como outros tipos de orçamentos empresariais, o orçamento de marketing requer análise, planejamento e controle para garantir a gestão adequada dos gastos e a saúde financeira do negócio. 

No entanto, uma das tarefas mais desafiadoras é distribuir o investimento entre as diversas áreas possíveis.

Principais plataformas de tráfego pago

Existem diversas plataformas para anunciar na internet. É importante conhecer todas elas para saber qual é a melhor para o seu negócio.

Por exemplo, uma empresa de serviços de reformas e construções pode ter melhores resultados no Google do que no Facebook.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade do buscador mais popular do mundo, o Google. 

Nessa plataforma, os anúncios aparecem no topo da página de resultados de busca do usuário, além de ser possível configurar a campanha para ser exibida em sites parceiros. 

A configuração dos anúncios pode ser complexa, sendo recomendável que seja realizada por um Gestor de Tráfego experiente. Dependendo do objetivo da campanha, o custo pode ser alto. 

Empresas de aluguel de transformadores, por exemplo, costumam se dar muito bem no Google Ads.

Facebook e Instagram Ads

As redes sociais do conglomerado Meta (Facebook e Instagram) possuem a maior base de usuários no mundo, mantendo um público leal que compartilha seus interesses e estilo de vida, gerando um valioso banco de dados sobre suas preferências.

Essas duas plataformas de mídia social utilizam esses bancos de dados para gerar milhões em publicidade. Com uma única ferramenta, é possível segmentar e configurar anúncios para ambas as redes sociais.

A plataforma de anúncios do Facebook e Instagram é intuitiva, mas não menos complexa em termos de configuração de campanhas. Ela oferece relatórios precisos e o custo é acessível.

Empresas da área de venda de pastilha de widia, por exemplo, tem ótimos resultados utilizando as redes sociais.

 

Linkedin Ads

O LinkedIn Ads é amplamente utilizado para fortalecer a presença da marca e sua rede social no mundo profissional.

A plataforma se concentra em interações entre profissionais de negócios e tomadores de decisão e possui mais de 700 milhões de usuários, sendo mais de 63 milhões de tomadores de decisão de negócios e empresas. 

Por isso, se sua empresa trabalha com outros negócios (B2B), o LinkedIn é uma excelente ferramenta para exposição e trabalho. Para companhias formais, como uma fábrica de solda orbital é o ideal.

Youtube Ads

Embora seja um produto do Google, o YouTube Ads é tratado separadamente, já que as campanhas de anúncios online podem ser completamente diferentes das que utilizam apenas anúncios de pesquisa no Google, por exemplo.

Os usuários da internet são apaixonados por vídeos, que são conteúdos mais envolventes, ilustrativos e muito educativos. E é justamente com muita criatividade que o anúncio pode se converter rapidamente em vendas. 

O mais interessante é que esta plataforma permite inúmeros formatos que geram diversos resultados para as campanhas. A imaginação aqui conta muito para garantir que os usuários não pulem o seu anúncio!

Como começar no tráfego pago

Como já falamos, não importa se é dono de uma empresa de software ou de venda de papelão ondulado. O tráfego pago serve para você. 

Para iniciar sua campanha de anúncios, é essencial possuir bons produtos ou serviços, comprometimento com o que é comercializado.

Construir uma estratégia bem definida. ter um site ou loja virtual responsivo com um formulário de contato fácil de ser acessado, uma landing page persuasiva e com recursos atrativos, disponibilizar conteúdo relevante e ter seu público bem segmentado. 

É importante descobrir onde seus anúncios na internet têm melhor desempenho, e a melhor maneira de fazer isso é através de testes. 

Ao definir seu público-alvo, você já descobriu quais redes sociais e outros canais digitais seu público prefere usar para se comunicar com empresas como a sua.

Em seguida, é recomendável pesquisar as ferramentas de anúncios disponíveis, verificar os custos envolvidos e fazer uma lista das que apresentam maior potencial para realização de testes. Isso permitirá que invista mais nos canais que gerarem melhores resultados.

Seguindo esses passos, as vendas vão aumentar, os custos serão reduzidos e os resultados tendem a ser melhores.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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