Uma lição do estoicismo: Como focar naquilo que você controla?

Você já parou pra focar naquilo que somente si mesmo pode controlar? Às vezes, a nossa mente fica nos culpando por diversas coisas que não estão ao nosso alcance, acredite não podemos controlar tudo e muito menos carregar esse peso conosco.

Vamos imaginar um grande círculo que representa todas as suas preocupações, tudo que te martiriza. Então, as coisas que estão sob seu controle são representadas por um círculo menor dentro deste vasto círculo.

Dessa forma, você controla bem menos do que se preocupa. Portanto, se focar apenas nos problemas e em como controlá-los, irá gastar uma energia imensa, que poderia ser usada naquilo que realmente tem controle.

Por exemplo, você tem controle das funções que exerce na empresa de fabricantes de embalagens para cosméticos que trabalha, por exemplo. Porém, o seu controle termina ali, o que acontece com:

  • A empresa;
  • Os produtos;
  • Cargos de gerência;
  • Administração.

Não está no seu controle e se algo acontecer, não terá nenhuma responsabilidade. Não se pode pegar uma carga emocional dos problemas dos outros para você, lembre-se que é responsável apenas por aquilo que você faz.

Então, foque apenas naquilo que tenha controle e consiga desligar sua mente para outras preoucupações. Com isso, terá mais saúde e disposição para correr atrás daquilo que acredita. 

Seja mudar de carreira e trabalhar de auditoria contábil, começar aquele curso de idiomas, ou até mesmo mudar de estado de pais. Enfim, você terá energia para lidar com os seus próprios problemas.

Como diria o filósofo Marco Aurélio: “Você tem poder sobre sua mente, não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará a sua força.” É justamente sobre isso que se trata o estoicismo.

Para entender um pouco mais sobre essa filosofia de vida, continue lendo esse artigo e conheça a história dessa corrente filosófica e como ela pode ajudar a focar em si e apenas naquilo que possa controlar.

Banner

O que é estoicismo

Estoicismo é uma doutrina filosófica que usa como fundamento as leis da natureza, ela surgiu na Grécia no século IV a.c por volta do ano 300, foi fundada pelo filósofo grego Zenão de Cítio.

Essa é uma filosofia que vigorou durante séculos, sendo difundida na Grécia e na Roma, o termo “Estoicismo”  deriva da palavra grega “stoá” que significa, locais de ensinamentos filosóficos.

Ela é uma escola de filosofia prática que ensina como as pessoas podem viver uma boa vida, focando naquilo que é possível controlar. Ela parte do pensamento que precisa escolher um problema que te incomoda e que esteja ao seu alcance para mudar.

Por exemplo, sua empresa está passando por um momento difícil nas finanças, o que está sob o seu controle e como poderá resolver? Dessa forma, será possível buscar por serviços de contabilidade preços contratar um profissional para te ajudar.

Afinal, você não sabe sobre finanças, mas não pode ficar parado esperando o problema se resolver sozinho, é preciso ir atrás de uma solução.

Sêneca uma vez disse “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”. Por isso, tem que ir atrás e agarrar todas as possibilidades, mas lembre-se só daquilo que tem controle. Com isso, fica mais fácil focar suas energias. As ideias Estoicas ajudam a diminuir:

  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Lidar com inseguranças;
  • Lidar com qualquer sentimento negativo.

As pessoas que seguem essa filosofia prezam por manter a calma independente do que aconteça. Afinal, você tem o controle da sua vida e dos seus problemas.

Imagens De Corpo Inteiro De Mulher Concentrada Em Roupas Casuais Meditando Com Os Olhos Fechados Enquanto Esta Sentado Na Posicao De Lotus No Chao Isolado Sobre A Parede Branca

Filosofia Estoica 

Estoicismo é uma filosofia criada a milhares de séculos atrás, mas que até hoje perpetua seus ensinamentos. Diversas pessoas fazem buscas diárias no Google atrás de conhecer mais sobre essa visão de vida.

De Zenão de Cítio a Ryan Holiday, todos aqueles que foram e são adeptos dessa corrente filosófica são pessoas que acreditam que as ações estão acima das palavras.

Dessa forma, se você quer mudar de carreira e começar a trabalhar com bobina térmica personalizada, por exemplo, não pode ficar apenas jogando seus desejos para o universo, é preciso agir.

Lembre-se, controlar apenas aquilo que está sob o seu controle, com isso, consegue focar nas mudanças e naquilo que realmente importa, além de começar a correr atrás do que deseja e conquistar através do seu esforço.

Além disso, o estoicismo não faz distinção de ninguém , afinal, como dizia Epicteto “A riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades.”.

Sendo assim, se for um rico empresário ou um funcionário de uma empresa de quadros elétricos industriais, pode e deve praticar o estoicismo. Afinal, seja quem você for ou de onde vier, é preciso saber controlar seus pensamentos e preocupações.

Por mais que essa seja uma filosofia com mais de 2300 anos, ela trata de questões atemporais como:

  • Lidar com adversidades;
  • Emoções negativas;
  • Conhecer a si próprio;
  • Investir energia no que importa.

Seja na Grécia antiga, ou no Brasil na era digital, essas são questões que prevalecem em nossa sociedade, que apesar de toda evolução ainda precisamos lidar com muitas preocupações e ansiedades sobre a vida.

Então, lidamos com desafios emocionais bem parecidos com o daquela época, além de claro, toda a adversidade diária. Por isso, o estoicismo é estudado e seguido até hoje no ano de 2023 com toda tecnologia e evolução que possuímos.

Concentre no que você controla e aceite o restante

Epicteto dizia que “O que é, enfim, ser educado adequadamente? É saber separar as coisas que estão sob nosso controle daquelas que não estão.”

Ele queria dizer que para que se consiga viver uma boa vida, devemos focar naquilo que controlamos e o restante irá acontecer. Portanto, não podemos nos martirizar pelo o que já aconteceu, afinal ninguém pode mudar o passado.

O que cada ser consegue é decidir o que será feito depois disso, ou seja de acordo com as circunstâncias pela qual nos encontramos.

Ainda falando de Epicteto, ele disse: “Faça o melhor com o que estiver em seu poder, e apenas aceite o que vier a acontecer. Algumas coisas estão ao nosso alcance e outras coisas não estão.”

Por isso, partimos do pensamento de controlar somente aquilo que é de nossa responsabilidade, ou seja, nossas escolhas voluntárias, nossas ações e julgamentos, o resto não está sob nosso controle completo, por isso não devemos nos preocupar.

Tudo que não está em nosso alcance pode ser categorizado conforme nosso nível de influência que são a influência parcial que trata da:

  • Nossa saúde;
  • Patrimônio;
  • Relacionamentos;
  • O que resulta das nossas ações;
  • Pensamentos.

Sendo assim, temos controle de apenas uma parte dessa influência, por exemplo, é nosso dever cuidar da nossa saúde. Porém, isso não garante que não sejamos surpreendidos por alguma doença ou acidente, pois não conseguimos controlar tudo.

Outro exemplo, o seu patrimônio que pode ser uma empresa de compressor manutenção está sob o seu controle, mas você não tem como controlar o número de vendas, tem controle apenas de ações administrativas e internas.

Não que não possa fazer algo para mudar as vendas, claro que sim, afinal existem diversos recursos, mas é somente isso que está sob o seu controle. Além disso, temos a influência pequena ou inexistente, que são:

  • O tempo;
  • Nossa origem;
  • Outras circunstâncias externas a nós; 
  • Tudo que não dependa de nós. 

Sendo assim, não pode mudar o fato de ter nascido em uma família pobre, mas pode ter o controle de como irá mudar isso, seja abrindo um negócio de teste de estanqueidade água, fazendo investimentos, uma faculdade, enfim.

O importante é não se martirizar por ter nascido de um jeito e achar que está fadado a isso pela eternidade, pois é preciso focar em um problema e encontrar a solução necessária para que ele seja resolvido, de acordo com o que está em seu controle.

É importante que tenha em mente que não temos poder total sobre os eventos que acontecem ao nosso redor, mas conseguimos controlar nossas ações, aquilo que acreditamos, crenças e julgamentos.

Por isso que um dos princípios do Estoicismo é agir de forma virtuosa, se você agir, pensar e julgar de forma sábia, corajosa e justa, terá uma boa vida. Porém, se passar seus dias tentando controlar aquilo que é incontrolável viverá no sofrimento eterno.

Trabalhe você em uma empresa de controle de acesso informatizado, como professora, seja um estudante. Enfim, só saberá viver a vida de forma plena se controlar apenas os seus problemas.

Desse modo, ao seguir tudo isso, será possível seguir com sucesso em meio a essa metodologia para a vida. 

Banner3

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.