Vantagens de ter um podcast para a sua empresa

O surgimento de novas tecnologias permite com que diversas mudanças possam ocorrer no mercado e na sociedade, com isso sendo reconhecido por todos através até de novos formatos que podem receber uma maior atenção, como é o caso do podcast, por exemplo.

Esse meio em particular não se trata exatamente de algo novo, no entanto, foi nos últimos anos que o podcast passou a se tornar em um item mais popular, sendo ouvido por um número cada vez maior de público, considerando também os seus diferentes perfis.

Outro formato que também cresceu recentemente é o de vídeos na internet, aumentando assim o apelo pelo audiovisual nas redes, o que acabou por levar diversas empresas a ter um canal no Youtube, por exemplo, para alcançarem novas audiências e oportunidades.

É a partir dessa possibilidade que uma consultoria financeira para pequenas empresas pode receber um maior destaque junto ao seu público, para isso trabalhando com a produção de conteúdos voltados a plataformas onde seus possíveis clientes estão.

Estar conectado às suas audiências é algo que deve ser considerado por todo tipo de empreendimento, aumentando assim a repercussão de uma companhia, ainda mais se levarmos em conta o alto nível de competição a se encontrar dentro do meio virtual.

Para que seja possível superar os concorrentes disponíveis no meio digital é necessário utilizar das melhores ferramentas disponíveis, com isso estando associado ao uso de certos formatos de conteúdo, para assim receber uma atenção diferenciada frente ao seu público.

É justamente nesse sentido que se destaca o uso do podcast, sendo um formato de destaque para que uma empresa terceirizada de limpeza SP possa até mesmo ampliar o seu número de público, via a produção de conteúdos que ajudem a se divulgar melhor.

Esse crescimento está associado à própria preferência do público por tal formato, cabendo às empresas, reconhecerem essa atenção por parte de uma audiência, oferecendo então itens que conversem com esse interesse do público, de modo a manter a sua atenção.

Estamos falando do mesmo tipo de realidade que permite com que as lojas assim migrar ao meio virtual, considerando a presença cada vez maior do público nas plataformas digitais, cabendo a um negócio então ir ao encontro dessa sua possível audiência de clientes.

Para que um negócio possa crescer é necessário reconhecer o uso das principais ferramentas e conteúdos disponíveis, o que dentro do cenário digital conversa com a produção de podcasts, destacando assim a relevância desse formato de uma maneira geral.

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2023: O Ano do Podcast

Existe uma piada comum na internet, com um destaque para o universo de quem trabalha com a produção desse tipo de conteúdo que é o chamado “ano do podcast”. Uma anedota recorrente fala sobre como esse formato encontra um aumento de popularidade em tal ano.

A questão é que de fato os últimos anos podem ser reconhecidos como uma era de ouro do podcasts, levando em conta o crescimento de atenção que esse formato vem recebendo, levando assim ao surgimento de diversos conteúdos a serem abordados através do meio.

A popularidade do podcast hoje conversa também com a variação de temas e formatos a serem abordados nesse tipo de conteúdo, sendo possível encontrar um programa sobre coleta de lixo orgânico, novidades do mundo da música entre os mais diversos modelos.

De uma forma geral os seguintes formatos são os que mais se destacam quando falamos sobre o universo dos podcasts como um todo:

  • Entrevistas;
  • Conversas;
  • Humor;
  • Notícias;
  • Ficção.

Uma pluralidade de conversas que é possível pelo próprio formato do podcast em si, tratando de um modelo que pode ser definido quase como um programa de rádio gravado, sendo disponibilizado para os ouvintes escutarem em qualquer momento do seu dia.

Alguns podcasts podem ser encontrados através do formato ao vivo, se assemelhando a lives no Youtube, com a diferença que tais conteúdos estarão disponíveis futuramente ao público, podendo ouvir tais produções em um momento mais oportuno do seu cotidiano.

É por isso que o podcast vem ganhando um alcance cada vez maior na sociedade, isso dentro dos mais diversos países, com um levantamento feito em parceria do jornal O Globo com o Ibope colocando o Brasil como o 5º maior produtor de podcasts no mundo.

Levando em conta então a atenção que o público vem dando a esse formato, pode ser válido para uma empresa qualquer, de um fornecedor de produtos de informática a qualquer outro segmento, a trabalharem com podcasts para se destacar com seu público.

E para que um negócio se sinta confortável a trabalhar com a produção de conteúdos é importante citar todos os tipos de benefícios que podem ser acessados através da disponibilização desse formato ao público por parte de uma companhia.

 

Podcast Significato

As vantagens em se criar um podcast

Pode ser fácil falar para um usuário sobre os benefícios que ele pode encontrar ao produzir um poder próprio, permitindo até com que ele conte com uma rede de influência dentro da internet, tudo ao trabalhar com esse formato de maneira particular.

A questão é que adotar esse formato também pode ser positivo para as empresas, contando assim como uma nova oportunidade de se conectar com o seu público, trabalhando então com um modelo de conteúdo que tenha atenção de uma audiência.

Frente a isso, para que um estabelecimento comercial tenha acesso a novas oportunidades se mostra válido investir em seu negócio não apenas de forma física, com a adoção de um sistema para hortifruti, mas também no digital, como na produção de podcasts.

Em relação ao destaque a ser conquistado com esse formato é possível apontar para algumas vantagens que explicam o porquê do investimento cada vez maior na produção de podcasts, com isso servindo até como um incentivo para o seu negócio.

Inserção na rotina do público

Enquanto outros formatos exigem uma atenção maior, como um filme no cinema ou uma série na TV, o podcast se destaca por sua flexibilidade, podendo ser ouvido enquanto um indivíduo faz exercícios, arruma a casa ou até mesmo está a caminho do trabalho.

Tudo isso vai fazendo com que esse tipo de conteúdo cresça em termos de atenção por parte do mercado, por permitir a uma marca ser inserida até mesmo no cotidiano do público, ajudando assim a fazer uma oferta de acessórios para empilhadeira ou de qualquer item.

Proximidade ao público

O ponto acima conversa diretamente com a proximidade a ser conquistada entre as empresas e o seu público, fazendo assim com que uma audiência possa dar mais atenção para as mensagens a serem compartilhadas por uma companhia através desse formato.

A partir disso pode ser que aumente também o interesse do público em cima de um produto ou serviço, tudo a começar pela conexão a ser formada com uma marca, destacando assim o trabalho a ser feito em cima da produção de um podcast de conteúdo específico.

Alcance de público segmentado

Os perfis variados públicos que escutam podcasts permitem com que uma empresa possa então ter acesso a um perfil mais segmentado, levando em conta os interesses comerciais específicos de uma companhia, com isso melhorando o seu alcance a certa audiência.

Nesse sentido podemos falar sobre um plano de saúde que trabalhe com um podcast sobre dicas de saúde ou então um serviço de corte plasma CNC que possa falar sobre  novidades do cenário industrial para uma audiência que tenha interesse nesse tipo de assunto.

Divulgação especializada

O podcast é um formato que permite a divulgação de uma marca de uma maneira especializada, apostando em algo que seja diferente do modelo direto ou até mesmo intrusivo de anúncios e coisas afim, conseguindo assim uma atenção especial do público.

Alta acessibilidade

Outro ponto positivo em relação aos podcasts é o fácil acesso a esse conteúdo por parte do público, já que esse tipo de produção pode ser ouvido diretamente em seu celular ou qualquer outro tipo de dispositivo, tudo de graça por meio de diferentes plataformas.

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Produção simplificada

Assim como o podcast é acessível ao público, o mesmo é válido para as empresas em relação à sua produção, principalmente em comparação com outros formatos, como é o caso de um vídeo para o Youtube ou Instagram.

Para a produção de um bom podcast só é preciso contar com um bom microfone, um ambiente de boa acústica e, claro, ter um conteúdo de qualidade a ser abordado, seja para falar sobre a função de um leitor de código de barras de mesa ou sobre o cenário político.

Tudo isso deve ser considerado por uma companhia, de modo a melhor trabalhar com esse formato, seja patrocinando um conteúdo ou do tipo ou participando da produção direta de um podcast, para oferecer a melhor experiência ao público e ser recompensada por isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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